Tecnologia converte qualquer texto em áudio

Um novo mundo ficou ao alcance de Tommy Craig nos últimos meses, quando ele testou um novo equipamento eletrônico portátil (PDA) para deficientes visuais (cegos)

Um novo mundo ficou ao alcance de Tommy Craig nos últimos meses, quando ele testou um novo equipamento eletrônico portátil (PDA) para deficientes visuais (cegos) capaz de converter texto em áudio. Craig foi capaz de ‘ler’ de tudo, de menus de restaurantes a receitas de novos pratos, bastando posicionar o leitor sobre o papel impresso e tirar uma foto. Em segundos, o texto impresso chegava aos seus ouvidos.
O leitor fornece acesso a materiais que muitas vezes você simplesmente não lê’, disse Craig, de 51 anos, uma das 500 pessoas selecionadas para testar o dispositivo. ‘Ele certamente nos torna mais independentes’, conclui.
Não é como ter um par de olhos, mas é algo nesta direção’, disse James Gashel, diretor executivo da iniciativas estratégicas da NFB – Federação Nacional para os Cegos (NFB, na sigla em inglês). Desenvolvido pela organização e pelo inventor Ray Kurzweil, o dispositivo combina um PDA e uma câmera digital. ‘ Esta é realmente a tecnologia mais avançada criada para as pessoas cegas nos últimos trinta anos. È praticamente uma câmera que fala’, disse Gashel.
Cerca de três décadas atrás, Kuzweil foi responsável pela primeira invenção que convertia texto em áudio – um equipamento do tamanho de um máquina de lavar e que, mais tarde, evoluiu para um software que poderia ser associado aum computador e scanner com a mesma função.
A federação espera que o leitor, que custa cerca de US$3500, seja vendido pela empresa de Kuzweil e também pela internet.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: